Reciclagem


Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

Reciclagem de Pneus


Atualmente, os pneus são descartados incorretamente causando prejuízos. Levam muitos anos para se decomporem e soltam gases contaminantes. Diante desta situação, surgiu o Projeto Ecophalt que tem como objetivo mobilizar a população.
Quando se fala de pneus, também é muito importante a sua reciclagem. Atualmente, nosso município de Praia Grande possui dois Ecopontos onde podemos levar nossos pneus sabendo que eles terão um destino ambientalmente correto.

Descarte seus pneus corretamente no Ecoponto da Aviação e no Ecoponto Caiçara.

Problemática do mau descarte


Os pneus usados ou inservíveis quando descartados em pilhas ou em locais não adequados tornam-se ideais como criadouro de insetos que podem transmitir doenças a dengue. Além disso, aumentam as chances de incêndio, pois queimam com muita facilidade. A fumaça fruto da queima de pneus é altamente poluidora, podendo ainda causar contaminação da água, através da liberação de um material oleoso, derivado de petróleo, que pode contaminar a água e os aquíferos subterrâneos.